Celebração de 4 anos de parceria entre Epagri e Celesc

Este mês de novembro a Epagri e Celesc completam uma parceria de 52 meses (mais de quatro anos), de contrato de prestação de serviços na área meteorológica. O atual contrato vigente deverá se estender até julho de 2021. Atualmente são elaborados Relatórios Mensais e Laudos de Eventos Meteorológicos Extremos por regional da Celesc em Santa Catarina com periodicidade mensal. São descritos os eventos meteorológicos ocorridos no Estado, classificados e codificados de acordo com o Código Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres).

Essas informações são espacializadas em mapas apresentando o padrão atmosférico ocorrido no Estado, descrevendo a dinâmica dos sistemas atmosféricos (frentes frias, tempestades severas, jatos subtropicais e de baixos níveis, microexplosões , sistemas de baixa pressão, cavados em superfície, descargas atmosféricas, ciclones extratropicais e subtropicais), além da realização do monitoramento das variáveis climatológicas atmosférica (ventos, temperaturas e chuvas).

Os recursos financeiros arrecadados com este serviço pela Epagri tem impacto direto na realização dos serviços de manutenção da rede de estações hidrometeorológicas, as quais são extremamente fundamentais para a elaboração dos laudos meteorológicos, objeto deste contrato. O serviço prestado nesta parceria representa um trabalho imprescindível ao Estado, permitindo fornecer subsídios técnicos à Empresa Celesc, sobre a ocorrência de agravos e prejuízos meteorológicos e climáticos que frequentemente assolam o Estado. Os Laudos Meteorológicos realizados pela Epagri/Ciram tornam-se documentos importantes com o reconhecimento jurídico e de fé pública, que têm contribuído para justificar os prejuízos cometidos por intempéries meteorológicas e climáticas aos 133 conjuntos elétricos da Celesc.

Contato:

Gerson Conceição