Palestra: Valorização dos recursos hídricos regionais na exploração sustentável das atividades de TRAF

A Epagri reuniu em Bom Jardim da Serra, no último 11 de novembro, mais de 100 participantes para o III Seminário de Turismo Rural na Agricultura Familiar da Serra Catarinense. Na oportunidade estavam presentes agricultores, pecuaristas, empreendedores, comerciantes e empresários do setor turístico da região serrana catarinense.

O evento foi promovido pela Epagri e Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra, sendo apoiados pela Epagri/Cetrojo, ABTER, Câmara de Vereadores de Bom Jardim da Serra, SICOOB-CREDISSERRA, Maçãs R&S e Maças Rodrigues.

Durante o evento ocorreu a palestra Rotas Rurais: Experiência de Pomerode ministrada pelo Sr. Ronald Kreidel, Turismólogo e Guia de Turismo. Após ocorreu a palestra do Pesquisador da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, que relatou sobre o Valorização dos recursos hídricos regionais na exploração sustentável das atividades de TRAF.

Segundo o pesquisador, o tema abordado é de fundamental importância para o município de Bom Jardim da Serra, pois ele é considerado a “Capital das Águas”, pois há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.

Esta condição hidrológica em Santa Catarina é única o que demonstra a necessidade de valorizar esta dádiva da natureza. A valorização da água na atividade de turismo é uma oportunidade única, para que todos que participam da agricultura familiar possam desenvolver suas atividades de forma sustentável. Realizando a preservação e conservação deste recurso natural tão importante paras as atividades econômicas da região serrana catarinense.

Contato:

Guilherme Xavier de Miranda Junior