Marégrafos da Epagri apresentam eficiência de 99,3% na aquisição de registros do nível do mar

Reduzir o número de falhas nos registros de qualquer PCDs (plataforma de coleta de dados) é um objetivo prioritário de instituições de pesquisa e monitoramento ambiental. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar a efetividade das estações maregráficas da Epagri que operam com sensores tipo radar em registrar com sucesso o nível do mar ao longo do ano de 2019.

Figura 01. Vista do sensor de radar da estação maregráfica da Epagri instalada na Ilha da Paz (São Francisco do Sul/SC), em parceria com a Marinha do Brasil.

Nossa análise é baseada nos dados de nível do mar registrados por 7 estações maregráficas da Epagri para o ano de 2019. Operando com uma taxa de amostragem de 1x a cada 5 min, cada estação tem o potencial de realizar 105.120 registros de maré com sucesso no período de um ano (365 dias). Os dados são transmitidos para um servidor através da tecnologia GPRS a cada 15 minutos. Antes de serem armazenadas no banco de dados, os registros passam por um teste de qualificação e recebem o offset específico (base DHN) para cada uma das estações (Epagri, 2020).

Figura 02. No sítio Litoral Online, da Epagri, qualquer interessado pode acessar a qualquer tempo as informações do monitoramento da altura da maré e outras variáveis importantes para o litoral de Santa Catarina.

A Tabela 1, apresenta os resultados de efetividade das estações maregráficas da Epagri. O número total de falhas para as 7 estações equipadas com sensor de radar no ano de 2019 foi 5.480 falhas. Considerando o conjunto de registros possível para as essas estações no mesmo período, obtivemos 735.840 registros positivos. A efetividade média das estações em 2019 foi de 99,3% (Tabela 1). Concluímos que a atenção constante ao funcionamento e manutenções preventivas e corretivas das estações maregráficas foi efetivo no ano de 2019.

Tabela 1
Resumo dos registros para o nível do mar resgatados dos respectivos dataloggers para 7 estações maregráficas operando com sensores de radar no ano de 2019.

Contato:

Matias G. Boll

E-mail: matias@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665-5174