Técnicos da Epagri/Ciram participam do AGROSHOW em Campos Novos

A feira agropecuária denominada “Show Tecnológico Copercampos.” Coordenada e promovida pela Cooperativa Copercampos de Campos Novos está na sua 26º edição com cerca de 17.000 visitantes, 150 expositores com três dias de evento.


Os técnicos do CIRAM Roberto Carlos da Silveira, Andrey Abreu e Thays Camassola e Marcelo Martins participam em mais esta edição, demonstrando aos visitantes as tecnologias e conhecimentos gerados pelos técnicos no Centro de Informações Ambientais e de meteorologia (CIRAM) da Epagri. A Estação Experimental de Campos Novos é a anfitriã das tecnologias epagrianas.

Durante os três dias 22, 23 e 24 fevereiro serão explicados ao público o funcionamento de uma Estação meteorológica automática com telemetria. Atualmente a Epagri conta com aproximadamente 190 unidades instaladas em Santa Catarina que transmitem dados horários de radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, pressão atmosférica, molhamento foliar e precipitação pluviométrica. Estes dados podem ser acessados na Home Page “Agroconnect”. Nesta Home Page podem ser acessados a favorabilidade climática de varias doenças das culturas cultivadas em Santa Catarina e demais informações de monitoramento climático.

Além das tecnologias de monitoramento e previsão do tempo e clima, está sendo apresentado também o sistema de monitoramento apícola, no qual os pesos horários de colmeias e variáveis climáticas como temperatura e umidade relativa do ar no interior das colmeias e a precipitação pluviométrica, temperatura e umidade relativa do ar em ambiente do apiário. As informações podem ser acessadas na Home Page do Apis On-line . Esta tecnologia inovadora será ampliada durante os próximos dois anos em projetos da Epagri

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665-5006