Dia meteorológico Mundial 2022 – Tema: Alerta Prévio e Ação Precoce

Dia 23 de março – Informações hidrometeorológicas e climáticas para reduzir o risco de desastres

Eventos extremos relacionados ao clima e água estão se tornando mais frequentes e intensos em muitas partes do mundo como resultado das mudanças climáticas. Estamos mais expostos do que nunca a múltiplos perigos relacionados, que por sua vez estão evoluindo como resultado do crescimento populacional, urbanização e degradação ambiental.

As previsões sobre como será o tempo não são mais suficientes. Previsões baseadas em impactos informam o público como o clima é essencial para salvar vidas e meios de subsistência. Apesar disso, uma em cada três pessoas ainda não está adequadamente coberta por sistemas de alertas antecipados. Uma maior coordenação entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, autoridades de gestão de desastres e agências de desenvolvimento é essencial para melhorar a prevenção, preparação e resposta.

A COVID-19 agravou os desafios enfrentados pela sociedade e enfraqueceu os mecanismos para enfrentá-los. A pandemia também destacou que, em nosso mundo interconectado, precisamos adotar uma abordagem verdadeiramente multirriscos e transfronteiriça para progredir no cumprimento das metas globais de ação climática, redução de risco de desastres e desenvolvimento sustentável.

Estar preparado e ser capaz de agir no momento certo e no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger os meios de subsistência de comunidades ao redor do mundo, agora e no futuro.

Portanto, o Dia Meteorológico Mundial, comemorado em 23 de março de 2022, tem como tema “Alerta Prévio e Ação Precoce” e destaca a importância crítica das informações hidrometeorológicas e climáticas na redução do risco de desastres.

#DiaMeteorológicoMundial #WorldMeteorologicalDay

Texto original disponível em: https://public.wmo.int/es/d%C3%ADa-meteorol%C3%B3gico-mundial-2022-alerta-temprana-y-acci%C3%B3n-temprana

Figura 1 – Imagem ilustrada com a divulgação da Organização Meteorológica Mundial, para a comemoração de 2022.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Mariana Liberato – Técnica em Meteorologia (Epagri/Ciram)