Primeira semana de maio com chuva forte em SC

No domingo (01/05) uma nova frente fria avança por SC, provocando chuva e temporais localizados, com totais mais elevados de chuva do Extremo-Oeste ao Litoral Sul.

Na segunda-feira (02/05) o tempo continua instável com condição de chuva em SC devido a intensificação de um cavado (área de baixa pressão). No decorrer da tarde e noite, chuva persistente com totais mais elevados no Litoral Sul. Risco de temporais localizados especialmente no Extremo Oeste e Oeste do Estado. 

Para a terça e quarta-feira (03 e 04/05) a previsão exige atenção devido a condição de chuva moderada a forte para boa parte do Estado, com totais elevados acima de 50 a 60 mm, sobretudo no Litoral Sul onde os valores podem superar os 100 mm (mais do que o esperado para o mês inteiro de maio), associado a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC. Se confirmado, o ciclone vai deixar a condição de mar adversa no litoral de SC, com vento forte e mar muito agitado a grosso com risco de ressaca, desaconselhável as atividades de pesca, navegação de pequenas e médias embarcações, e lazer.

Ressaltamos o acompanhamento dos boletins e avisos da Epagri/Ciram, pois a previsão antecipada de ciclones pode mudar, especialmente com relação a intensidade e posição do sistema.

Figura 1 – Previsão de chuva, vento e pressão atmosférica para a quarta-feira (04/05/22).

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .