Nevoeiros predominam no Litoral nos próximos dias

As temperaturas elevadas, que resultam em um “calor de inverno”, em contato com a água mais fria do oceano, favoreceram a formação de nevoeiro na costa de Santa Catarina, nesta sexta-feira (22/07), como pode ser visto na imagem da Figura 1. O fenômeno estendeu-se para os municípios litorâneos, especialmente nas áreas do Litoral Norte catarinense. As nuvens baixas, associadas ao nevoeiro, podem dar a falsa impressão de condição de chuva. Mas é justamente a estabilidade do tempo que favorece tanto a formação do nevoeiro marítimo como o predomínio de sol.

Essa condição de tempo deve se repetir no sábado, domingo e início da próxima semana, devido ao predomínio de uma massa de ar seco e quente para esta época do ano, o que mantém o tempo estável e inibe a formação de nuvens de chuva em SC. A temperatura fica elevada durante o dia e amena no período noturno e amanhecer (confira em Previsão Epagri/Ciram).

Marcelo Martins e Laura Rodrigues

Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Figura 1 – Imagem do satélite GOES 16, canal visível, indicando a presença de nevoeiro marítimo na costa de SC no dia 22/07/2022 (Fonte: Ventusky.com).