14 de outubro é o Dia do Meteorologista no Brasil

Os meteorologistas da Epagri/Ciram, com grande orgulho/satisfação e persistência, comemoram, em 14/10, o Dia do Meteorologista no Brasil. O estado de Santa Catarina conta com profissionais desta área, no seu quadro de funcionários, desde 2002, sendo atualmente cinco Meteorologistas e dez Técnicos em Meteorologia. O setor de Meteorologia da Epagri/Ciram trabalha todos os dias do ano realizando os boletins do tempo, do clima e do mar para a sociedade. Saber a previsão do tempo facilita o nosso dia a dia, proporcionando uma programação diária, semanal e até mesmo mensal, resultando em economia de tempo e dinheiro. Mas o principal objetivo é a salvaguarda da vida humana, pois os avisos meteorológicos podem prevenir contra as intempéries do tempo, evitando grandes possíveis catástrofes.

O ambiente operacional da Previsão do Tempo é agitado, com uma pressão diária, com atividades divididas entre boletins com hora marcada, acertos, precisão… Quando há erro da previsão, todos comentam, quando há acerto, raros são os elogios. Porém, para os profissionais, há sempre a sensação de dever cumprido. Vale ressaltar que a Meteorologia é só Previsão do Tempo. Há cursos de graduação para a formação do Bacharel em Meteorologia, como o da UFSC, e para a formação do  Técnico em Meteorologia, como o do IFSC. Esses profissionais dividem suas atividade em aulas, projetos, educação e pesquisa.

A data que homenageia o dia do Meteorologista é a mesma da regulamentação da profissão no Brasil, que ocorreu em 14 de outubro de 1980, através do decreto de lei nº 6.835. A opção pela data foi uma decisão tomada pelos profissionais de Meteorologia no Brasil, em 2004, em assembleia geral da Sociedade Brasileira de Meteorologia – SBMET. A Sessão Plenária Ordinária 1353 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA homologou a decisão em 2008.

Dia Mundial Meteorológico é comemorado em 23 de Março, desde 1961, sendo alusivo à criação da Organização Meteorológica Mundial – OMM, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1950, que contempla todos os profissionais ligados a profissão, como técnicos, observadores, manutenção de equipamentos dentre outros.

Marcelo Martins – Meteorologista Epagri/Ciram