Novembro começa com frio intenso, neve e geada em SC

Outubro (dias 30 e 31/10) termina com chuva e temporais localizados com granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria em SC, associada a um ciclone extratropical na costa Sul do Brasil. Na sequencia, uma forte massa de ar frio de origem polar avança em SC, atípica para a época do ano, declinando de forma acentuada as temperaturas no dia 31/10.

Tudo indica que o frio chega e ainda terá umidade em SC, entre o fim do dia 31/10 e madrugada de 01/11, por isso, não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul. Frio e neve em pleno mês de novembro? Essa é uma condição atípica e não há registro histórico de neve em SC nessa época. Como a previsibilidade dos modelos de previsão do tempo são menores para um período tão prolongado, diminuindo sua confiabilidade, acompanhe diariamente a previsão da Epagri/Ciram, que estaremos monitorando a intensidade do frio e a possibilidade de ocorrência de neve (Aviso de Frio).

Nos dias 02 a 03/11, o ar mais frio e seco deixa o tempo estável em SC, com temperatura de -4°C a 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, e de -1°C a 4°C no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, com condição para formação de geada. Não se descarta a possibilidade de geada de forma bem isolada também no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis serrana. Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC (negativos) em 05/11/1992. Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município no referido mês.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)