Se novembro foi marcado por chuva mal distribuída e de baixos volumes na maior parte das regiões, esse tempo seco está com os dias contados no Litoral e norte do Estado. A partir deste sábado, dia 26/11, a previsão é de chuva persistente na Grande Florianópolis e norte de SC (Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte), acumulando elevados volumes no período (ver Aviso). Especialmente a região do Litoral Norte deve ser a mais aingida pela chuva, como pode ser visto no mapa da Figura 1. No oeste catarinense, entretanto, predomina um tempo mais seco, com menores chances de chuva.
Essa condição de tempo que traz chuva para SC está associada à chamada circulação marítima (ou lestada, como é conhecida pelos pescadores), com elevados índices de umidade transportados do mar para o leste catarinense, que resultam em chuva persistente em um longo período, de pelo menos três dias consecutivos. Esse sistema atmosférico é mais comum em meses de primavera e verão e em anos de La Niña e, em geral, favorece deslizamentos de encosta, devido ao encharcamento do solo.

Figura 01 – Chuva acumulada entre os dias 25 e 29/11/2022. Elaboração: Fabrício Vidal.
Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)
Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.
Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter
.