Apresentação
A cebola (Allium cepa L.) é uma espécie olerácea amplamente cultivada e consumida em todo o mundo. O Brasil está entre os oito maiores produtores mundiais de cebola com produção de aproximadamente 1.500.000 toneladas anuais, sendo a terceira hortaliça em importância econômica no País.
No estado de Santa Catarina a cebola é a hortaliça que apresenta o maior valor bruto de produção, movimentando um valor aproximado de 370 milhões de reais anualmente. Santa Catarina destaca-se como maior produtor nacional de cebola, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da área total plantada no país (em torno de 20.000 hectares) e 1/3 da produção nacional (aproximadamente 500 mil toneladas/ano). Além do aspecto econômico, o cultivo da cebola desempenha um importante papel social, uma vez que é cultivada, em sua quase totalidade, pelos agricultores familiares, com mais de 8 mil famílias envolvidas diretamente na atividade.
Este site tem por objetivo prover técnicos e agricultores de informações valiosas para a cebolicultura catarinense, tais como: número de produtores; quantidade de área cultivada; tipo de cultivares utilizados; risco de ocorrência do míldio ou mofo; previsão do tempo; dados técnicos de pesquisa; preço diário da cebola; entre outras informações relevantes e que auxiliarão durante todo o processo produtivo.
Sendo assim, a Epagri lhe convida a conhecer, participar e interagir com essa importante plataforma, a fim da promoção do desenvolvimento econômico e sustentável da cebolicultura catarinense.