Apresentação

Prezados apicultores e amigos da apicultura


Esta é a primeira Plataforma Apícola concebida e desenvolvida pela Epagri/Ciram. Ela faz parte de um ambicioso projeto de pesquisa para coleta, processamento e difusão de informações apícolas. Abrange fenologia da flora melífera, peso “on-line” de colmeias, monitoramento de pragas e doenças, divulgação de cadastros de associações e apiários, bem como monitoramento e previsão do tempo e clima voltados para a atividade.


Diante da realidade atual, onde a globalização auxilia também a disseminação de pragas e doenças das abelhas, as mudanças climáticas promovem eventos climáticos extremos com maior frequencia, os organismos geneticamente modificados interagem com a biodiversidade e a utilização dos agrotóxicos são sempre mais questionados, a EPAGRI dá um passo à frente do seu tempo.


Nos bastidores da Epagri/Ciram os técnicos da tecnologia da informação, monitoramento ambiental, apicultura e inovação tecnológica colocam o valioso “ativo intangível”, traduzido pelo conhecimento acumulado nas décadas de experiência destes profissionais em pesquisas e à criação de abelhas. Uma atividade que se torna cada vez mais importante e decisiva para a proteção da biodiversidade, a sobrevivência das espécies e do próprio ser humano.


Esta plataforma é uma ferramenta interativa, por meio da qual os mais diversos atores da apicultura podem interagir e desenvolver o sinergismo, para colocar essa atividade cada vez mais à frente do nosso tempo, reafirmando a tradição do Estado de possuir a apicultura mais evoluída do cenário nacional, quiçá mundial.


Saiba mais como navegar e interagir no mapa do site.