Informações Técnicas
Produção e processamento de pólen apícola

A grande diversidade de plantas de nossas florestas proporciona uma produção de pólen apícola de alta qualidade. Na atividade apícola, embora no período de colheita a produção de pólen apícola exija a presença diária do apicultor no apiário, o pólen tem valor agregado de produção maior que o mel, tornando-se uma boa opção de renda nas pequenas propriedades rurais.

Produção e beneficiamento da própolis

O aumento no conhecimento sobre os benefícios da própolis para a saúde humana tornou o mercado desse produto crescente em todo o mundo. Entretanto, também fez crescer a exigência com relação a sua qualidade, que por falta de conhecimento poderá ser afetada no processo de produção, beneficiamento e armazenagem.

A obra-prima das operárias

Ainda na Grécia Antiga, Aristóteles ficou intrigado com a organização das abelhas. Em apenas 45 dias de vida, elas deixam um legado precioso, além do processo de polinização que desenvolvem, essencial para a biodiversidade.

Estima-se que 75% das plantas dependam da intermediação das operárias para se reproduzir.

Substituição de rainhas em colmeias

O desenvolvimento populacional e a produtividade de uma colmeia de abelhas dependem basicamente da idade e das características genéticas da abelha rainha.

Em igualdade de condições, as rainhas jovens são mais prolíferas, e suas colmeias apresentam menor tendência a enxameação. Além disso, as rainhas jovens são mais resistentes a pragas e doenças, além de terem menores índices de mortalidade no período de inverno.

Alimentação de abelhas

Nenhum alimento fornecido às abelhas pode substituir totalmente o pólen e o néctar coletados diretamente das flores. A oferta de boas floradas durante todo o ano é fundamental para a sobrevivência das colônias.

Quando as necessidades nutricionais das abelhas não são satisfeitas, sua capacidade reprodutiva é uma das primeiras funções a ser prejudicada. Além de comprometer a capacidade produtiva, a alimentação insuficiente tem como consequência o enfraquecimento da colônia. Colônias debilitadas tornam-se mais suscetíveis a diversas ameaças, como doenças, parasitas e predadores.

Monitoramento e controle do ácaro Varroa

As altas taxas de mortalidade de abelhas ocorridas nos últimos anos em Santa Catarina exigem uma nova postura dos técnicos e apicultores.

Tudo indica que o aumento de incidência de varroas, juntamente com o aparecimento de Nosema ceranae, sejam as principais causas da alta mortalidade ou do desaparecimento de abelhas. Mesmo que sejam importantes, esses fatores isolados normalmente não causam danos expressivos. Os problemas que mais afetam a produtividade das colmeias são na verdade fruto de uma conjunção de fatores que ocorrem ao mesmo tempo.

Esta cartilha tem como objetivo auxiliar os apicultores no controle do ácaro Varroa destructor, responsável pela infestação das colmeias e por grande parte dos prejuízos que ocorrem nos apiários.

Produtos das Abelhas

A apicultura é uma das mais nobres e antigas atividades do mundo. É por meio dela que a natureza oferece produtos de altíssima qualidade nutricional e grande potencial terapêutico, que são colocados à disposição das pessoas.

A procura por produtos naturais pela população mundial, com objetivo de manter a saúde e consequente qualidade de vida, cresce cada vez mais. Dentre esses produtos, destacam-se os produzidos pelas abelhas. Nesse contexto, somos privilegiados pela diversidade que caracteriza nossa flora, que nos fornece um dos melhores méis do mundo.

Esta cartilha visa divulgar os produtos apícolas, além de orientar o consumidor sobre as características e os benefícios de cada um deles.

Outras publicações
Título Ler
Seleção genética da abelha mandaçaia visa aumento da produtividade em SC library_books
Nutrição para Apis mellifera africanizada library_books
Um indicador de qualidade do mel: o HMF - Hidroximetilfurfural library_books
Passo a passo produção de rainhas na propriedade apícola library_books