Temperatura acima da média até o início do inverno

Maio, Junho e Julho de 2024

Início do inverno no Hemisfério Sul: dia 20 de junho de 2024 às 17h51

Precipitação:

Em maio a previsão é de chuva acima da média climatológica, em SC. Em junho e julho a chuva deve ser mais escassa e abaixo da média no oeste do estado e próxima a média climatológica no leste, com pontuais de chuva maiores especialmente no litoral.

Destaque: chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo, ventania e períodos de estiagem podem ocorrer no fim do outono e no inverno de 2024. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (média histórica):

A chuva diminui no período. Em maio os valores esperados de chuva variam de 110 a 200 mm em média do Oeste ao Planalto e 70 a 130 mm nas demais regiões.  Nos meses de junho e julho a média climatológica é de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral, sendo o mês de julho menos chuvoso em relação a junho.

As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão, vórtices ciclônicos e correntes de jato. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC. Neste ano o frio chega atrasado, especialmente a partir de julho. Até lá, algumas massas de ar frio provocam declínio de temperatura após a passagem dos sistemas frontais, com formação de geada, especialmente no Planalto Sul. Os veranicos com dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC) devem ser mais frequentes em maio e junho. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade e  impedindo a queda mais acentuada da temperatura no período noturno. Eventos de frio intenso com ocorrência de geada ampla em Santa Catarina e os episódios de neve devem ficar para o inverno.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em março e abril de 2024 a TSM permaneceu acima da média climatológica, com anomalia positiva de 1,0 a 1,5°C na maior parte do Pacífico Equatorial (Figuras 1 e 2), devido à atuação do El Niño. Apenas, no Niño 1+2, próximo à costa do Peru, a anomalia ficou negativa (-0,5°C a -1,0°C). Observa-se que de março para abril ocorreu diminuição do aquecimento e temperatura próxima ao normal na área equatorial (Figura 2).

Para os próximos meses a previsão é de término do fenômeno El Niño, passando a Neutralidade no fim do outono e com configuração do fenômeno La Niña no decorrer do inverno.

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em março de 2024. Fonte: IFSC.

Figura 2 – Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, 01 a 27 de abril de 2024.

Fonte: IFSC.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas).

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, AGF e CIGERD.