Livro Infantil sobre Solos

O livro infantil “O Solo está Vivo” ou na versão em inglês “The Soil is Alive” foi elaborado através de um esforço coletivo e multidisciplinar de técnicos do grupo Solo e Água da Epagri que apoiam iniciativas de escolas da rede pública de ensino com trabalhos de educação ambiental.

Os autores são os pesquisadores Argeu Vanz, Elisângela Benedet da Silva e Leandro do Prado Wildner, e as extensionistas Josiane de Souza Passos, Leonir Claudino Lanznaster, Liagreice Pereira de Medeiros Cardoso e o extensionista Célio Haverroth. Todas as ilustrações do livro foram elaboradas e coloridas à mão pelas extensionistas da Epagri Kátia Marly Zimath de Mello e Ilaini Marli Maihack Brassiani usando uma variedade de pigmentos extraídos do solo (Cores da Terra).

Este livro é destinado a crianças do ensino fundamental, mas que pode e deve ser lido com crianças de todas as idades. Ele traz de forma lúdica e simples a importância do solo e de toda a biodiverdidade que existe no solo, ou seja, todos os organismos vivos que desempenham um papel fundamental na manutenção do bem-estar humano, da produtividade agrícola e da sustentabilidade ambiental dos espaços rurais e urbanos.

O livro foi um dos finalistas do concurso promovido pela FAO, IUSS e GSP e a Aliança Global pelo Solo para celebrar o Dia Mundial do Solo no ano de 2020 com o tema “Mantenha o solo vivo, proteja a biodiversidade do solo”. Ele ficou em 7º lugar, entre os 10 finalistas do concurso.

Nós esperamos que este livro inspire crianças e adultos a conhecer melhor os solos da sua cidade e toda a vida que existe nele e nos ajude na conservação deste recurso natural.

As duas versões do livro estão disponíveis para download: 

– Português
Inglês

Contato:

Elisângela Benedet da Silva
E-mail: elisangelasilva@epagri.sc.gov.br

 
Redes sociais

EPAGRI/CIRAM

Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5006

PUBLICAÇÕES

Pular para o conteúdo