Nova página do Monitoramento do frio em Santa Catarina

Os fruticultores de clima temperado do estado de Santa Catarina tem a disposição informações atualizadas diariamente e publicadas on-line do monitoramento do frio (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/monitoramento-do-frio) e da plataforma Agroconnect (https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/), através das horas de frio (HF) e unidades de frio (UF) registradas nas diversas estações meteorológicas automáticas. O monitoramento do frio tem por objetivo apresentar e interpretar as informações sobre as HF <7,2°C, as UF e temperaturas em diferentes localidades monitoradas no estado de Santa Catarina. Além disso, visa auxiliar a tomada decisão de fruticultores, técnicos, estudantes do setor, orientando todos os atores da cadeia produtiva sobre a época de aplicação e a concentração dos tratamentos para indução química da brotação em fruteiras de clima temperado bem como recomendar as técnicas de manejo e tratos culturais mais adequadas para esse período.

Ao final do outono e início do inverno, as fruteiras entram em estado de dormência resultando uma drástica redução de suas atividades metabólicas. A quebra de dormência das gemas vegetativas e florais, nas fruteiras de clima temperado, ocorre a partir do acúmulo de horas de frio, que é específico para cada espécie e cultivar. Para iniciar um novo ciclo produtivo, cada frutífera precisa de uma quantidade mínima de horas de frio para sair do chamado repouso hibernal e partir para a brotação e floração.

Para mensurar o requerimento de frio necessário para superar a dormência das gemas das fruteiras, o método mais utilizado são as Horas de Frio. Entretanto, este modelo é limitado, pois considera somente o acúmulo de frio para temperaturas abaixo ou igual a 7,2º C. Atualmente, existem outros modelos de estimativa de quantidade de frio. A Epagri utiliza o modelo de unidades de frio calculadas pelo Método Carolina do Norte Modificado. Vários autores consideram que os modelos de unidade de frio são mais indicados para o monitoramento do frio por apresentarem maior faixa de temperaturas efetivas para o acúmulo e contemplarem a influência de temperaturas mais elevadas ou baixas nesse acúmulo.

A Epagri atualizou a página do monitoramento do frio, colocando a disposição mais informações. Agora os fruticultores, técnicos e estudantes vinculados ao setor poderão acompanhar o acúmulo das horas de frio e unidades de frio. Foram adicionados ao monitoramento do frio mais quatro gráficos por localidades acompanhadas:

Figura 1. Total de horas de frio (HF ≤ 7,2 °C) acumuladas no período atual e média histórica do total de horas de frio de 2008 a 2024 em nove localidades de Santa Catarina.
Figura 2. Total de horas de frio (HF ≤ 7,2 °C) acumuladas no período atual, média histórica do total de horas de frio de 2008 a 2024 e cenário pessimista e otimista para o período atual, em nove localidades de Santa Catarina.
Figura 3. Total de unidades de frio estimadas pelo modelo Carolina do Norte Modificado (Ebert et. al.1986), acumuladas no período atual e média histórica do total de unidades de frio de 2008 a 2024 em nove localidades de Santa Catarina.
Figura 4. Total de unidades de frio estimadas pelo modelo Carolina do Norte Modificado (Ebert et. al. 1986), acumuladas no período atual, média histórica do total de unidades de frio de 2008 a 2024 e cenário pessimista e otimista para o período atual, em nove localidades de Santa Catarina.

Mais informações ou envio de sugestões:

Angelo Mendes Massignam, massigna@epagri.sc.gov.br, fone (48)36655128
Marcelo Couto, marcelocouto@epagri.sc.gov.br, (49)35616811
André A. Sezerino, E-mail: andresezerino@epagri.sc.gov.br, (49)35616809
Joelma Miszinski, joelma@epagri.sc.gov.br, (48)36655154