Epagri/CIRAM amplia rede de estações de monitoramento ambiental e meteorológico

A Epagri/Ciram está fortalecendo o monitoramento ambiental com a implantação de novas estações meteorológicas automáticas com telemetria. Recentemente foram implantadas estações nas unidades de pesquisa em Itajaí e em Urussanga na região costeira próximo à Lagoa do Peri, em Florianópolis.

Os recursos para a aquisição de sete estações são provenientes de projeto de pesquisa e de estruturação disponibilizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Governo Federal. O projeto denominado Rede Sul Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas e Prevenção aos Desastres Naturais – REDE CLIMASUL atendeu a demanda dos três estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

 Ao todo, a rede de estações meteorológicas da Epagri/CIRAM conta com aproximadamente 200 unidades distribuídas em todo o Estado. As primeiras unidades automáticas com telemetria foram implantadas no final da década de 70 

Com transmissão horária, as variáveis velocidade e direção do vento, temperaturas, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, pressão atmosférica e molhamento foliar estão já disponíveis na plataforma AGROCONNECT da Epagri/Ciram no link: https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/#.

Segundo Carlos Eduardo da Epagri, coordenador do projeto em Santa Catarina, os dados coletados são de vital importância para o meio ambiente e para as demais atividades humanas, principalmente frente ao cenário de mudanças climáticas. A Parceria entre varias instituições, além do objetivo técnico científico, se caracteriza por importante papel social, pois as decisões emanadas da análise dos dados meteorológicos repercutem para o bem das todas as classes sociais.