Profissionais da Epagri/Ciram participam de um Treinamento em Google Earth Engine

Durante o final de julho e agosto, 21 profissionais entre pesquisadores, técnicos e bolsistas das instituições, (Epagri/Ciram, Epagri/Cepa, Epagri/Deplan e Cidasc) participaram de um treinamento em Google Earth Engine – GEE promovido pela Epagri/Ciram e financiado pelo Projeto Fapesc edital 17/2023 – Aprimoramento da geração e disponibilização de informações ambientais de Santa Catarina.

Kenia Santos foi a monitora do treinamento, ela conta que o principal objetivo do curso é a otimização do mapeamento, já que a maioria dos servidores trabalham estudando os mapas. “A gente tem ali um conjunto de servidores que trabalham muito com o mapeamento, então a intenção é apresentar para eles uma nova ferramenta que possibilite uma otimização no trabalho deles, um avanço mais rápido, via plataforma, via linguagem de programação e até um estímulo para aprender técnicas novas. Então, trazer um pouco dessa tecnologia que está bem atual aí no mercado para cá, para dentro da empresa também.”

O que é o GEE?

É na atualidade a principal plataforma de processamento de dados geográficos com computação em nuvem. Trata-se de uma plataforma que com alta capacidade de armazenamento e processamento de imagens de satélites permite ao usuário realizar diversas análises espaço-temporais, a nível regional e global, com velocidade muito maior do que com as técnicas de SIG (Sistema de Informação Geográfica) convencionais. No curso foram introduzidas técnicas de programação em JavaScript (linguagem do GEE) para o aluno desenvolver a capacidade de aplicar essa ferramenta em diversos projetos e trabalhos.

É uma ferramenta poderosa para análise ambiental, oferecendo acesso a uma rica fonte de dados geoespaciais, capacidade de processamento em grande escala e uma ampla variedade de ferramentas de análise espacial. Isso o torna uma escolha valiosa para pesquisadores, cientistas e profissionais que trabalham em projetos de análise ambiental.

As possibilidades de utilização na automatização do Mapeamento e Monitoramento de Culturas Agrícolas:

Acesso a imagens de satélite atualizadas: O GEE disponibiliza uma vasta biblioteca de imagens de satélite de alta resolução, incluindo fontes como Landsat, Sentinel e MODIS. Isso possibilita o monitoramento regular e detalhado das áreas agrícolas.

Análises temporais e de séries temporais: A plataforma facilita a análise de séries temporais de imagens para identificar padrões de uso da terra ao longo do tempo, o que é essencial para a detecção de culturas sazonais e mudanças na cobertura vegetal.

Índices de Vegetação e classificação espectral: O GEE oferece ferramentas para calcular índices de vegetação (como NDVI, NDWI) e classificar imagens com base em suas características espectrais. Isso pode ser usado para distinguir diferentes tipos de culturas.

Machine Learning e modelagem preditiva: A plataforma permite a Implementação de algoritmos de aprendizado de máquina para classificação automática de tipos de culturas agrícolas.

Nas análises ambientais: Monitoramento de mudanças no uso e cobertura da terra: é ideal para monitorar mudanças na cobertura da terra, incluindo desmatamento, expansão urbana e alterações em ecossistemas naturais.

Análise de recursos hídricos: a plataforma pode ser usada para analisar padrões de distribuição de água, monitoramento dos corpos hídricos, disponibilidade hídrica, identificar de áreas propensas a inundação , etc

Avaliação de vulnerabilidade ambiental;

Modelagem ambiental pode ser integrada com modelos ambientais para prevere simular cenários futuros com base em dados observacionais.

Apoio à tomada de decisões ambientais: Fornecer informações precisas e atualizadas para apoiar a tomada de decisões em questões ambientais, permitindo a implementação de políticas e ações mais eficazes.

Contato:

Juliana Mio de Souza
Telefone: 48 3665 5150
E-mail: julianasouza@epagri.sc.gov.br