O SFMA-SC foi desenvolvido com objetivo de quantificar e mapear os conflitos de uso e cobertura do solo em áreas juridicamente protegidas bem como avaliar a fragilidade ambiental dessas áreas.
Através do SMFA-SC é possível mapear e calcular as áreas de conflito de uso e avaliar a fragilidade ambiental considerando a cobertura do solo em função da paisagem.
As áreas de conflito de uso e das classes de fragilidade ambiental podem ser mapeadas e calculadas historicamente para diversas áreas de interesse em SC: estado e ilhas principais, municípios, bacias hidrográficas, regiões fitogeográficas, propriedades cadastradas no CAR ou é possível desenhar uma área de interesse.
O SFMA-SC é customizável e o usuário é capaz de definir os parâmetros para selecionar as áreas de conflito, seguindo a legislação vigente ou criando cenários distintos, de acordo com as necessidades de análise. Essa customização permite ao usuário fazer recortes espaciais (máscaras) a partir da altitude, da distância da hidrografia, da declividade e do índice de posição topográfica. O usuário também pode alterar os pesos das classes de cobertura do solo, bem como os pesos das variáveis que compõem a fragilidade ambiental, aumentando a sua capacidade analítica em função da necessidade de interpretação. Detalhes do método desenvolvido para o SMFA-SC estão publicados no artigo “Cloud-based application for spatial and statistical analysis about environmental fragility and land cover”.
O SMFA-SC foi desenvolvido para usuários especialistas. Antes de utilizar o sistema aconselhamos uma leitura do Manual de uso do Sistema de Mapeamento da Fragilidade Ambiental de Santa Catarina – SMFA-SC.
Para acessar o SMFA-SC, clique aqui.
Fonte de citação de uso do SMFA-SC
“VIANNA, L.F. DE N. E ZAMBONIM, F.M. 2024. Cloud-based application for spatial and statistical analysis about environmental fragility and land cover. Contribuciones a las Ciencias Sociales. 17, 7 (jul. 2024), e8384. DOI:https://doi.org/10.55905/revconv.17n.7-209.”