Conheça os novos produtos de previsão do tempo

Por solicitação de muitos usuários, sejam da área urbana ou rural, a Epagri/Ciram está disponibilizando a previsão de tempo em novos formatos gráficos e para um período mais prolongado, de até 15 dias. E claro que sempre mantemos a recomendação de usar qualquer produto acompanhado da análise dos meteorologistas.

Quer a previsão do tempo para o feriado do dia 20/11 em Canoinhas? Acesse o novo link da Epagri/Ciram com a previsão para 15 dias e selecione o local desejado. https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/previsao-municipio-15-dias/

Previsão 15 dias no “card de tirinha”, para cada município de SC.


Quer apresentar a previsão do tempo de forma ilustrativa? Acesse o novo link da Epagri/Ciram com a previsão em formato de mapa. https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/previsao-mapa/

Previsão em mapa para alguns municípios de SC

Como os produtos são gerados?
Os produtos são gerados uma vez por dia, em torno das 5h, a partir das saídas automáticas dos modelos numéricos de previsão de tempo GFS 25km, disponibilizado pela NOAA, e WRF 3km, rodado na Epagri/Ciram. Ou seja, estas previsões são elaboradas sem análise do meteorologista.

Importância da análise do meteorologista
Esse tipo de produto precisa ser usado com cautela, devido às limitações dos modelos numéricos. Ressalta-se que a previsão elaborada pelos meteorologistas é mais completa, pois envolve a análise dos diversos modelos numéricos e dados meteorológicos, desde a superfície até os altos níveis da atmosfera, além de contar com a experiência e o feeling dos profissionais.

O meteorologista sempre explica se a temperatura será elevada com sensação de abafamento, se o vento forte será momentâneo ou persistente ao longo do dia, se o ciclone influenciará ou não o tempo no estado, se a chuva será localizada e rápida ou mais prolongada ao longo do dia…

É importante também que as previsões sejam acompanhadas diariamente, pois prognósticos para um período mais distante, como daqui a 10 dias, por exemplo, apresentam menor confiabilidade.

Contato:

Laura Rodrigues e Gilsânia Cruz
Meteorologistas EPAGRI/CIRAM