A Epagri iniciou a implantação de uma Unidade de Referência Técnica (URT) em Sistemas Agroflorestais (SAFs) voltada à regularização ambiental de propriedades rurais familiares. A ação integra equipes de pesquisa e extensão da instituição e conta com apoio do CETRAG, do viveiro da APREMAVI e do viveiro municipal de Rio do Oeste.

A área foi demarcada e estaqueada no dia 11 de novembro, e o plantio das espécies arbóreas ocorreu em 19 de novembro. O sistema utiliza uma metodologia desenvolvida pela Epagri, na qual as estacas são pintadas com cores correspondentes às espécies, facilitando a implantação pelos agricultores. O método é simples, visual e pode ser replicado em diferentes regiões do estado.

O projeto terá continuidade com estudos para acompanhar custos, receitas e benefícios ambientais do sistema, oferecendo informações que apoiem agricultores familiares nos programas de regularização ambiental. A experiência acumulada pelos extensionistas do Alto Vale demonstra que a metodologia é altamente aplicável e adaptável aos diferentes objetivos dos produtores.
Como destacou o extensionista Rainer “Agrofloresta é vida, agrofloresta é produção.”



Contato:
Fábio Zambonim – zambonim@epagri.sc.gov.br
Valeria Pohlmann – valeriapohlmann@epagri.sc.gov.br