Segunda massa de ar frio do ano provoca baixas temperaturas em SC

A semana começou bem diferente da semana anterior em Santa Catarina. Os temporais frequentes com calor intenso e ocorrências de granizo deram lugar a um tempo mais seco com vento sul persistente e até ausência de chuva em grande parte do estado. A temperatura diminuiu significativamente e, no amanhecer desta terça-feira (20/01), as mínimas ficaram abaixo de 10ºC no interior do estado, chegando a 2,4ºC em Urupema. Essa mudança do tempo foi decorrente do avanço de uma massa de ar mais frio e seco para o Sul do Brasil, na retaguarda da frente fria que provocou as intensas chuvas do final de semana no leste catarinense.

E esta nem foi a primeira massa de ar mais frio em SC neste primeiro mês de 2026. A nota meteorológica emitida pela Epagri/Ciram em 05/01 anunciava: “Janeiro com temperatura baixa e geada ao amanhecer no Planalto Sul de SC”. Neste dia, em algumas localidades do estado, as temperaturas ficaram ainda mais baixas do que neste dia 20/01, com o registro de Caminhos da Neve.

E para quem pergunta se massas de ar mais frio já forma observadas em outros verões, em meses de janeiro de anos anteriores, a resposta é sim. Florianópolis já teve temperaturas mais baixas do que os 15,7ºC registrados hoje (20/01) na estação meteorológica da Epagri localizada no bairro do Itacorubi. Nesta mesma estação, foram registrados 14,7ºC, em janeiro de 2009, e 13,2ºC, em janeiro de 1999.

No decorrer desta semana, o tempo permanece mais seco no interior de SC, favorecendo as temperaturas amenas na madrugada. Veja Previsão por Cidades.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)