Carnaval 2026 em SC: sexta-feira 13 com atenção para temporais e calor

Sexta-feira (13/02): O dia começa quente e muito abafado, com máximas entre 31°C e 37°C. No entanto, a aproximação de uma frente fria traz risco de temporais com chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo para todas as regiões, na tarde e noite.

Fim de semana (14 e 15/02): O tempo segue instável, mas com períodos de sol. A influência de um sistema de baixa pressão entre SC e SP mantém a circulação marítima, favorecendo pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente entre a tarde e à noite. O calor diminui um pouco devido à virada do vento para o quadrante Sul.


Guia do Folião: Dicas e Cuidados

  • 🏖 Aproveite a praia: apesar da previsão de chuva, haverá bons períodos de sol em todos os dias. A sexta-feira e o início da próxima semana serão os dias mais quentes para banho de mar.
  • 🎭 Atenção na folia: para quem vai aos blocos, a regra é clara: use roupas leves, abuse do protetor solar e mantenha a hidratação. Em caso de temporais, busque abrigo seguro contra raios.
  • 🚩 Alerta para carros alegóricos: na sexta-feira à noite e durante o sábado, o vento vira para sul (S) com rajadas entre 40 e 60 km/h, mais intensas no litoral. Escolas de samba e organizadores devem redobrar a atenção com estruturas altas. A partir de domingo, o vento perde força.
  • 🌊 Condições do mar: para os navegantes e banhistas, a água segue com temperatura agradável de 25°C a 28°C. As ondas ficam em torno de 1,0 m, com picos de até 1,5 m.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .

Gilsânia Cruz – Meteorologista