Primeira chuva de primavera em SC

A primavera começou no dia 22/09 às 10h31min e já neste fim de semana, no domingo 27/09, chegou a SC a primeira de tão esperadas chuvas da estação! A frente fria chegou ao estado no decorrer da tarde de ontem trazendo chuva com temporais, intensa atividade elétrica (raios) queda de granizo e rajadas de vento forte em diversas localidades. Na maior parte do estado os totais de chuva variaram entre 12 e 26 mm, e os valores mais elevados ocorreram em municípios do Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul (de 30 a 50mm), como mostra a Figura 1. Entre a noite e madrugada os temporais estiveram acompanhados de queda de granizo e as rajadas de vento superaram 70 km/h, chegando a valores máximos de 128 km/h em Água Doce e 115 km/h em Caçador (Figura 2).

O trimestre outubro-novembro-dezembro de 2020 terá influência do fenômeno La Niña que deve manter a chuva abaixo da média climatológica, com irregularidade no espaço e no tempo, e com episódios de chuva localizada no Litoral. Como esperado para a estação de primavera a chuva deve ser frequente nos próximos dias no estado catarinense, sobretudo no Litoral, como indicado pela previsão até dia 13/10 na Figura 3. A próxima frente fria com chuva melhor distribuída no estado ocorrerá entre os dias 09 e 10/10, com totais pouco significativos no Oeste.

A maior nebulosidade no início desta semana mantém a temperatura com pouca elevação do Planalto ao Litoral, enquanto no Oeste, com sol e menos nuvens, a temperatura estará mais elevada. E para o fim de semana, a temperatura mínima diminui de forma mais acentuadas, chegando a 4°C e 6°C nas áreas altas do Planalto Sul, entre os dias 03 e 04/10. A previsão para o trimestre é de temperatura próxima a ligeiramente acima da média, ressaltando-se que até o final de outubro e em novembro massa de ar frio com pouca duração e intensidade ainda podem atuar em SC, trazendo noites frias, com possibilidade de formação de geada fraca e isolada na madrugada e amanhecer, sobretudo no Planalto Sul.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Figura 1 – Precipitação acumulada em SC, entre 07h00min de 27/09 a 07h00min de 28/09. Elaboração: Maikon Alves. (Fonte: Rede de estações monitoradas na Epagri/Ciram)
Figura 2 – Vento máximo em SC, entre 07h00min de 27/09 a 07h00min de 28/09. Elaboração: Maikon Alves. (Fonte: Rede de estações monitoradas na Epagri/Ciram)
Figura 3 – Precipitação acumulada prevista para SC entre 28/09/2020 e 13/10/2020. Elaboração: Fabricio Vidal. (Fonte: GFS 50km)