Sol, frio e geada em SC
Terça-feira (16/06):
Tempo: estável em SC, com mais nuvens e nevoeiros pela manhã, e predomínio de sol em todas as regiões no decorrer do dia.
Temperatura: baixa, as máximas não passam de 20°C no estado.
Vento: sul, com variação para noroeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.
Quarta-feira (17/06):
Tempo: estável com sol e frio em SC. Mais nuvens e nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: baixa, com mínimas de 0°C a 5°C em boa parte das áreas altas do estado, chegando a -4°C no Planalto Sul, com condições de geada ampla do Oeste aos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e áreas altas do leste catarinense, e mínimas abaixo de 12°C em boa parte do estado. Durante o dia, máximas de 17°C a 21°C.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.
Quinta-feira (18/06):
Tempo: estável com sol e frio em SC, e nevoeiros ao amanhecer. No decorrer da tarde e noite as nuvens aumentam no estado devido a um cavado (área de baixa pressão) no oeste da região Sul.
Temperatura: baixa, com mínimas de – 2°C a 5°C nas áreas altas do Meio-Oeste aos Planaltos, com condições de formação de geada, e abaixo de 12°C em boa parte do estado. Durante o dia, máximas de 15°C a 20°C.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado, com rajadas do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
Sexta-feira (19/06):
Tempo: instável com chuva e temporais isolados em SC, começando pelo oeste e sul do estado, atingindo a maioria das regiões a partir da tarde devido ao avanço de uma frente fria.
Temperatura: baixa, com mínimas de 5°C a 12°C em boa parte do estado. Durante o dia, máximas de 15°C a 22°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sábado (20/06):
Tempo: mais nuvens e chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia em boa parte do estado com o afastamento da frente fria. Temperatura: segue baixa.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.