Semana com elevação da temperatura e retorno da chuva
Terça-feira (08/09):
Tempo: sol em SC com alguns períodos de mais nuvens.
Temperatura: em elevação. Durante o dia, máximas de 20°C a 24°C.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão na costa Sul do Brasil.
Quarta-feira (09/09):
Tempo: aumento de nuvens em SC, com chuva a partir da madrugada no oeste e norte do estado, divisa com o PR, atingindo as demais regiões na tarde e noite. Risco de temporais isolados à tarde e especialmente do oeste ao norte de SC. No Litoral Sul as chances de chuva são menores.
Temperatura: mais elevada, máximas de 20ºC a 25°C.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: áreas de baixa pressão (cavado) no Sul do Brasil.
Quinta-feira (10/09):
Tempo: instável e chuva no decorrer do dia em SC, devido a áreas de baixa pressão (cavado) no Sul do Brasil. Do oeste ao norte do estado, volumes de chuva mais elevados e maior condição para temporais isolados, associados a chuva e vento forte, raios e granizo.
Temperatura: mais baixa durante o dia, devido à chuva.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.
Sexta-feira (11/09):
Tempo: instável com variação de nuvens e condições de chuva em SC, devido ao processo de formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil. Maiores volumes de chuva e condição bem favorável para temporais isolados, associados a chuva e vento forte, raios e granizo no estado. Também há risco de tempestades severas.
Temperatura: elevada, máximas de 22°C a 30°C.
Vento: nordeste/noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com intensas rajadas (50 a 70km/h), especialmente do oeste ao sul de SC.
Sábado (12/09):
Tempo: mais estável com nebulosidade variável em SC.
Temperatura: em declínio com a chegada de uma nova massa de ar frio.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.