Monitoramento agrometeorológico em sistema SPDH

EPAGRI/CIRAM instalou uma estação agrometeorológica de monitoramento ambiental para pesquisar “Pegada de Carbono” em sistema de plantio direto em hortaliças.

O objetivo é avaliar a contribuição do sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH), em comparação ao sistema de produção convencional. Deste modo será possível verificar a mitigação da emissão de gases de efeito estufa e pegada de carbono e propor um indicador ambiental baseado em atributos físicos, químicos e biológicos do solo para os cultivos de cebola e couve-flor.

A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Angelina, numa propriedade à 750m de altitude na localidade de Rancho de Taboas. O experimento consta de dois tratamentos, sendo um com o solo com cobertura vegetal e outro no sistema tradicional sem cobertura vegetal. A cobertura vegetal, palhada ou “mulch”, são obtidas pela dessecação da aveia que foi semeada no início do Inverno.

O monitoramento do crescimento e desenvolvimento fenológico da couve-flor está sendo feito por meio de imagens digitais com a utilização de câmeras de lapso de tempo que fotografam de hora em hora as plantas. Estas imagens são armazenadas em chip de memória e retiradas por ocasião das visitas de avaliação do monitoramento.

Foram instalados sensores de temperatura do solo em ambos os tratamentos em profundidades de 5, 10 e 15cm, assim como a temperatura da relva. Além destas variáveis, são determinadas as precipitações pluviométricas, a temperatura e umidade relativa do ar à 1,5 metros de altura.

Além das variáveis meteorológicas são medidas também a emissão de carbono em ambos os tratamentos. Conforme o coordenador do Projeto, Dr. Denilson Dorzbach da Epagri/Ciram, esta unidade de pesquisa é uma das mais completas para estudos no âmbito de emissão de carbono em Santa Catarina e deverá propiciar dados inéditos de pesquisa.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665-5006