Sol, calor e instabilidade marcam a semana
Segunda-feira (18/08):
Tempo: sol entre nuvens e nevoeiros, em SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, condição de chuva isolada à noite.
Temperatura: em elevação, com máximas de 20°C a 27°C.
Vento: nordeste no interior e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil favorece circulação marítima em SC.
Terça-feira (19/08):
Tempo: sol entre nuvens e nevoeiros, em SC. Na Grande Florianópolis e o norte do estado, maior nebulosidade e condição de chuva, especialmente na madrugada, manhã e noite. No Extremo Oeste e Oeste, chuva e temporais isolados a partir da noite.
Temperatura: em elevação, máximas de 20°C a 28°C.
Vento: nordeste a oeste, fraco a moderado, com rajadas fortes e persistentes no oeste e sul do estado, variando de 50 a 75 km/h.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil favorece circulação marítima em SC. Uma frente fria chega ao Extremo Oeste do estado no fim do dia.
Quarta-feira (20/08):
Tempo: instável com chuva e temporais isolados em SC, na madrugada e manhã, devido a passagem rápida de uma frente fria. No decorrer do dia o tempo melhora e o sol aparece na maioria das regiões.
Temperatura: segue mais elevada, variando de 21 a 28°C, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas no litoral na madrugada e manhã, de 50 a 70 km/h.
Quinta-feira (21/08):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC devido a uma massa de ar mais seco em SC, com nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: em elevação durante o dia, máximas de 23 a 27°C.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Sexta-feira (22/08):
Tempo: instável com condição de chuva e raios no oeste e sul do estado devido a uma frente fria no RS. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: elevada, dia mais quente da semana, com máximas de 27 a 31°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.