Epagri/Ciram atualiza plataforma de download da Mapoteca Topográfica Digital de SC

O acesso à dados geoespaciais é de fundamental importância em uma variedade de campos e setores, e desempenha um papel crucial na tomada de decisões em nossa sociedade. O setor Agropecuário, o Planejamento Urbano e Regional; a Gestão de Recursos Naturais, a Prevenção de Desastres e Gerenciamento de Emergências, a Agricultura de Precisão, os Sistemas de Navegação e Logística, o Meio Ambiente e Conservação, as Telecomunicações e Infraestrutura, a Pesquisa Científica e a Gestão de Ativos Empresariais, são exemplos de onde essa informação é essencial.

É missão da Epagri/Ciram gerar, disponibilizar e difundir informações e tecnologias ambientais, hídricas e meteorológicas, visando proporcionar o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população de Santa Catarina.

A partir do entendimento da importância dos dados geoespaciais nas mais diferentes áreas do conhecimento e em consonância com a missão da empresa é que em 2005, lançamos o sistema “Mapas Digitais de Santa Catarina”.

O sistema foi desenvolvido utilizando uma ferramenta de animação em flash (Adobe Flash Player), que necessitava de instalação de plugin no browser. No entanto, ao final de 2020, essa solução foi descontinuada pelo fabricante e como alternativa temporária, substituímos por uma tabela simples de nomes e links para download dos dados geoespaciais.

Por meio do link https://ciram.epagri.sc.gov.br/mapoteca/, é possível fazer download dos dados geoespaciais e mapas dos seguintes temas: Mapoteca Topográfica Digital; Mapa das Unidades Hidrográficas de Santa Catarina, Modelo Digital de Elevação – SRTM/NASA-SC (recorte por regiões hidrográficas), Mapa Hipsométrico do Estado de SC (recorte por bacias hidrográficas) e Ortofotos do Sul de Santa Catarina 1:25.000 – Projeto IBGE.

Desde seu lançamento foram efetuados 394.130 downloads, a uma média mensal de aproximadamente 1.850 downloads.

Diante da importância desse sistema de download de dados geoespaciais, evidenciada pelo alto número de acesso, pela descontinuidade do Flash, e pela nova plataforma de dados e informações geoespaciais hospedada no portal da Epagri, é que motivou a atualização e modernização da plataforma de download para uma plataforma de web mapping.

Web mapping é um termo geral usado para mapas interativos na internet. Permite aos usuários visualizar, explorar e interagir com dados geoespaciais e mapas através de uma plataforma online. Isso é feito diretamente no navegador da web, sem a necessidade de instalar software especializado no computador do usuário.

Iniciamos a atualização pelo conteúdo da Mapoteca Topográfica Digital de Santa Catarina (MTD-SC), o qual responde por mais de 71% do total de downloads. O MDT-SC foi resultante da parceria Epagri/IBGE em 2003 para digitalizar as cartas topográficas analógicas do estado de Santa Catarina, por meio do projeto PRAPEM/Microbacias2-SAR.

A Mapoteca Topográfica Digital de SC disponibiliza para download as cartas topográficas de Santa Catarina nas escalas 1:50.000 e 1:100.000 de forma interativa. Basta clicar no recorte de interesse e no link “mais info” que o download do arquivo compactado (.zip) será iniciado.

Juliana Mio de Souza – Assistente de Pesquisa Epagri/Ciram
E-mail: julianasouza@epagri.sc.gov.br