Epagri/Ciram na Expo Concórdia para discutir os fenômenos climatológicos e as ações preventivas de mitigação na cadeia produtiva do setor agropecuário

Além de exposições e evento, a Expo Concórdia 2023 também foi um evento de difusão do conhecimento. No último dia 8 de setembro de 2023, aconteceu o Seminário Regional de Climatologia e Defesa Civil, tratando dos fenômenos climáticos e seus impactos para a região. O encontro realização é da Associação dos Municípios do Alto Uruguai de Santa Catarina (AMAUC), Prefeitura de Concórdia e Colegiado Regional de Defesa Civil da AMAUC, reuniu meteorologistas e pesquisadores, no espaço cultural do evento.

Entre os palestrantes, estava presente o meteorologista e climatologista Leandro Puchalski apresentando informações sobre o Fenômeno El Niño suas consequências e prognósticos. Também estava presente o pesquisador da Epagri/Ciram, o Eng. Agrônomo Guilherme Xavier de Miranda Junior, palestrando sobre as ações preventivas de mitigação na cadeia produtiva. No final do evento ocorreu a palestra da Sra. Rosane Duque Estrada, Coordenadora de monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), com a palestra sobre a importância do monitoramento na preparação e resposta a desastres.

Segundo o pesquisador da Epagri/Ciram Guilherme Miranda, “este tipo de evento é fundamental para estabelecer os papeis das instituições do poder executivo entre a união, estado e municípios e quais as ações preventivas de mitigação na cadeia produtiva, principalmente do setor agropecuário”.

Esta troca de experiência técnica entre os municípios da região da AMAUC, as ações do estado através da Epagri e da união por meio do CENAD, foram fundamentais para que as futuras ações municipais venham ao encontro das necessidades das cadeias produtivas do setor agropecuário e das políticas públicas do estado e da união.

Contato:
Guilherme Miranda