14 de outubro é o dia do Meteorologista no Brasil

Os meteorologistas da Epagri/Ciram, com grande orgulho e satisfação, comemoram hoje a data do profissional Dia do Meteorologista no Brasil. O estado de Santa Catarina conta no seu quadro de funcionários com profissionais desta área desde 2002. Mas tudo começou bem antes em 95…

A data que homenageia a regulamentação da profissão no Brasil, em 14 de outubro de 1980 através do decreto de lei nº 6.835, foi uma decisão tomada pelos profissionais de Meteorologia no Brasil em 2004, em assembleia geral da Sociedade Brasileira de Meteorologia – SBMET. A Sessão Plenária Ordinária 1353 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA homologou a decisão em 2008.

Dia Meteorológico Mundial é comemorado em 23 de Março desde 1961, sendo alusivo à criação da Organização Meteorológica Mundial – OMM, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1950. Neste dia todos relacionados a Meteorologia são contemplados como observadores meteorológicos, instrumentadores, climatologistas, agro e hidrometeorologistas dentre outros colcaboradores.