A chuva do mês trouxe novos recordes para outubro em SC

O fenômeno El Niño de 2023 vem marcando o Sul do Brasil com chuvas fortes, com totais acima da média, em especial no mês de outubro em SC. As estações mais antigas, instaladas sob as normas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) no padrão convencional com leitura de equipamentos feita por observadores, em Itajaí, Videira, Campos Novos, Lages, São Joaquim e Ituporanga passaram ao padrão automático entre dezembro de 2016 e julho de 2017. Essas estações do INMET em parceria com a Epagri/Ciram são equipadas com sensores de transmissão eletrônica e continuam no mesmo local das convencionais, dando continuidade à longa série de dados e, neste ano, a maioria delas registraram quebra de recorde. Os surpreendentes 510,60 mm na estação automática de Videira superaram os 324 mm de 2018, a estação de Campos Novos também no Meio-Oeste e São Joaquim no Planalto Sul catarinense superaram 460 mm e estão entre as estações com novo recorde mensal, como mostra a Tabela 1. Ressalta-se que estações com menos tempo de instalação também registraram totais muito altos para o mês de outubro, como Mirim Doce com 725,40 mm, Taió com 646 mm, Tangará com 632 mm (nota chuva de outubro).

Marilene de Lima e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .

Tabela 1 – Precipitação acumulada (mm) com quebra de recordes no mês de outubro em 2023 em estações automatizadas. Elaborada por Anderson Monteiro – Técnico em Meteorologia.

Fonte: Estações meteorológicas INMET, monitoradas em Epagri/Ciram.