Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 28/11/2023

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições entre os dias 28 e 29 de novembro de 2023.

Ao longo desta terça-feira (28) até as primeiras horas da quarta-feira (29), a chuva segue persistindo em Santa Catarina. No decorrer do dia, um sistema de baixa pressão associado ao fluxo de calor e umidade proveniente da região Amazônica, provoca chuva intensa e volumosa do Centro ao Leste do estado, em especial nas regiões do Baixo e Médio Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis, do Litoral e Planalto Sul. O risco é alto a  muito alto nessas regiões, para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Nas demais áreas do estado o risco varia entre baixo a moderado.

Entre a noite desta terça (28) e a madrugada de quarta-feira (29) a chuva começa a perder intensidade conforme o sistema se desloca para o oceano, persistindo em forma de chuva  fraca/garoa ao longo da quarta entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul e nas proximidades.

Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 50 e 100 mm nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Serra do Planalto Sul e as áreas ao Sul do Médio e Baixo Vale do Itajaí. Nas demais regiões, os valores acumulam apenas entre 20 e 50 mm.

Destaca-se que, devido à natureza das chuvas esperadas para esta semana, a previsão do tempo pode variar consideravelmente de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

Os volumes de chuva registrados desde a segunda-feira (27), não trouxeram grandes variações nos níveis dos rios no estado de Santa Catarina. Nesta terça-feira (28) os rios apresentam elevação bem gradual nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, com alguns pontos em atenção, e na Grande Florianópolis, mas ainda em níveis de normalidade. Na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, no Planalto Sul, o rio ainda apresenta nível de emergência, porém em lenta recessão, devido às características da bacia.

Figura: Situação hidrológica no estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

Devido a previsão de continuidade da chuva volumosa o risco é ALTO para ocorrência de alagamentos e MODERADO para enxurradas, com elevação de rios menores como córregos e ribeirões, nas bacias hidrográficas das regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Sul, principalmente as áreas próximas ao pé da Serra, onde o tempo de resposta dos rios é rápida, ou seja, podem apresentar elevação brusca. É fundamental acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais para tomar medidas preventivas e de segurança.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina