Janeiro quente e com pouca chuva em SC

Quem vem buscando Santa Catarina e seus diversos atrativos turísticos, desde a segunda quinzena de dezembro, pôde aproveitar o sol na maior parte dos dias. As chuvas registradas nos primeiros 12 dias de janeiro de 2024, no estado catarinense, estão bem distantes dos valores verificados na última primavera. No mapa da Figura 1 observa-se uma imensa área em tons de vermelho e alaranjado, desde o Extremo Oeste em direção ao Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, que representam totais inferiores a 50mm.

Os maiores volumes no período, acima de 100mm, ocorreram no leste de SC. Especialmente as áreas ao norte de Imbituba foram atingidas por chuva mais volumosa nos primeiros dias do mês, entre 02 e 05/01, devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar). Essas chuvas contribuíram para um total de precipitação próximo de 300mm em Tijucas, entre 01 e 12 de janeiro (Figura 1).

A segunda semana do mês foi marcada por temperaturas altas e temporais localizados, típicos de verão, durante a tarde e noite. O dia 08 foi um dos mais quentes, com registro de 39,82°C em Gravatal e 39,08°C em Criciúma. E para quem gosta de calor, aproveite! O verão promete muitos dias quentes, com temperatura acima da média (linK previsão de clima).

Laura Rodrigues e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Figura 1 – Total mensal de chuva (mm) em SC entre 01 e 12 de janeiro de 2024. Elaboração: Fabrício Vidal  – Técnico em Meteorologia