Recorrência de eventos extremos de chuva, estão sendo frequentes em Concórdia/SC

No final do dia 09 de março de 2024, ocorreu na cidade de Concórdia um evento extremo de chuva, atingindo principalmente o centro da cidade. Durante o evento foi registrado o valor de 27,6 mm em 15 minutos as 17:hs na estação 2049- Barragem Concórdia. Esta intensidade de chuva é a segunda maior registrada nos 10 anos de monitoramento realizado pela Epagri/Ciram.

Segundo o pesquisador de hidrologia Guilherme Miranda da Epagri/Ciram, “Este tipo de evento está sendo muito frequente na cidade de Concórdia, conforme o histórico já foi registrado valores nesta ordem de 26 mm em 15 minutos no dia 10/01/2020 às 18:15 hs. O maior registro de intensidade ocorreu no dia 18/01/2023 na estação hidrológica Centro-Jusante na Rua Orestes Farina, onde foi registrado uma precipitação de 37,4 mm às 19:15hs em 15 minutos.”

De acordo com o pesquisador da Epagri/Ciram, a chuva registrada no dia 09 pode ser considerada como um evento extremo com certa frequência, pois a recorrência deste fenômeno é acima de 17 anos segundo cálculos estatísticos históricos realizados para o município de Concórdia. Neste sentido, demonstra a importância de realizar a coleta de informações ambientais, para prevenir e minimizar os efeitos dos eventos extremos, além de realizar projetos adequados a esta nova realidade hidrometeorológica decorrentes das mudanças climáticas.

Um exemplo desta coleta de informações é o trabalho de monitoramento hidrológico na Bacia do Rio Queimados que ocorre desde 2013, em parceria entre a Prefeitura Municipal de Concórdia e a Epagri. São 06 estações hidrológicas instaladas ao longo da bacia, tanto na parte montante da barragem de contenção de enchentes no Parque de Exposição da cidade, quanto na área central do município. Os dados coletados de chuva e nível dos rios são transmitidos a cada 15 minutos e processados na Epagri/Ciram para auxiliar a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil Municipal a tomar decisões para garantir a segurança da população do município.

Segundo Miro Toldo, responsável pela Defesa Civil Municipal de Concórdia, “o acompanhamento em tempo real do aplicativo de monitoramento do nível da barragem, foi fundamental para evitar maiores transtornos à população. Os alagamentos ocorridos foram decorrentes do entupimento das bocas de lobo, devido ao lixo deixado nas calçadas minutos antes da sua coleta e da chuva ocorrer. A retenção de água na barragem foi fundamental, pois todos os afluentes transbordaram e o represamento das águas na barragem, minimizou os prejuízos na parte central da cidade no momento dos alagamentos.

Fonte: Defesa Civil Municipal de Concórdia

Para acompanhar este trabalho de monitoramento no Rio dos Queimados basta acessar o link:

Guilherme Xavier de Miranda Junior
E-mail: gmiranda@epagri.sc.gov.br