Chuvas seguem ocorrendo de forma persistente no litoral catarinense até o domingo (14) e a condição para temporais em todo o estado aumenta nos próximos dias

A chuva que desde a sexta-feira dia (12) ocorre no litoral de Santa Catarina devido à circulação marítima se estendeu à Grande Florianópolis e Litoral Norte no decorrer da noite de ontem (12) e na madrugada deste sábado (13), com registro de volumes entre 30 a 60 mm. Esta condição de chuva persiste no decorrer deste final de semana, com acumulados previstos  entre 50 e 100 mm no litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí, valores que podem ser superados em algumas localidades. No Alto Vale do Itajaí e na parte leste dos planaltos, ainda deve chover entre 30 e 50 mm até o domingo (14). A chuva deve ocorrer de forma bem distribuída no tempo, podendo ser mais intensa em alguns momentos, especialmente entre a noite deste sábado (13) e madrugada do domingo (14).

No Grande Oeste, temporais isolados podem ser observados no decorrer da tarde e noite deste sábado (13), principalmente em decorrência da combinação de calor e umidade. Ao longo do domingo (14) e da segunda-feira (15), a intensificação das instabilidades atmosféricas sobre o sul do Brasil aumentam a probabilidade e a intensidade dos temporais em todo o estado, que podem ser reforçados dos planaltos ao litoral devido à maior presença de umidade nestas áreas.

A previsão é de que o tempo permaneça chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil provocando chuva e temporais em todas as regiões catarinenses. Reiteramos a necessidade de acompanhar diariamente as atualizações das notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC e EPAGRI/Ciram.

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.

Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.

Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.

Para acompanhar os Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela SDC, envie uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.

Elaboração da Nota

A Epagri/Ciram e a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina colaboram na elaboração desta Nota Meteorológica.

Informações adicionais para a imprensa:

EPAGRI/CIRAM – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina / Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Fone: (48) 3665 – 5007/5008
Instagram: @epagriciram
Youtube: Epagri Ciram
Facebook: /EpagriCiram
X: EpagriCiram
Telegram: EpagriCiram

Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br / ascom.adm01@defesacivil.sc.gov.br