Os fruticultores de clima temperado do estado de Santa Catarina tem a disposição informações atualizadas diariamente e publicadas on-line do monitoramento do frio (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/monitoramento-do-frio) e da plataforma Agroconnect (https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/), através das horas de frio (HF) e unidades de frio (UF) registradas nas diversas estações meteorológicas automáticas. O monitoramento do frio tem por objetivo apresentar e interpretar as informações sobre as HF <7,2°C, as UF e temperaturas em diferentes localidades monitoradas no estado de Santa Catarina. Além disso, visa auxiliar a tomada decisão de fruticultores, técnicos, estudantes do setor, orientando todos os atores da cadeia produtiva sobre a época de aplicação e a concentração dos tratamentos para indução química da brotação em fruteiras de clima temperado bem como recomendar as técnicas de manejo e tratos culturais mais adequadas para esse período.
Ao final do outono e início do inverno, as fruteiras entram em estado de dormência resultando uma drástica redução de suas atividades metabólicas. A quebra de dormência das gemas vegetativas e florais, nas fruteiras de clima temperado, ocorre a partir do acúmulo de horas de frio, que é específico para cada espécie e cultivar. Para iniciar um novo ciclo produtivo, cada frutífera precisa de uma quantidade mínima de horas de frio para sair do chamado repouso hibernal e partir para a brotação e floração.
Para mensurar o requerimento de frio necessário para superar a dormência das gemas das fruteiras, o método mais utilizado são as Horas de Frio. Entretanto, este modelo é limitado, pois considera somente o acúmulo de frio para temperaturas abaixo ou igual a 7,2º C. Atualmente, existem outros modelos de estimativa de quantidade de frio. A Epagri utiliza o modelo de unidades de frio calculadas pelo Método Carolina do Norte Modificado. Vários autores consideram que os modelos de unidade de frio são mais indicados para o monitoramento do frio por apresentarem maior faixa de temperaturas efetivas para o acúmulo e contemplarem a influência de temperaturas mais elevadas ou baixas nesse acúmulo.
A Epagri atualizou a página do monitoramento do frio, colocando a disposição mais informações. Agora os fruticultores, técnicos e estudantes vinculados ao setor poderão acompanhar o acúmulo das horas de frio e unidades de frio. Foram adicionados ao monitoramento do frio mais quatro gráficos por localidades acompanhadas:
Mais informações ou envio de sugestões:
Angelo Mendes Massignam, massigna@epagri.sc.gov.br, fone (48)36655128
Marcelo Couto, marcelocouto@epagri.sc.gov.br, (49)35616811
André A. Sezerino, E-mail: andresezerino@epagri.sc.gov.br, (49)35616809
Joelma Miszinski, joelma@epagri.sc.gov.br, (48)36655154