O livro infantil editado pela Epagri “Começo, meio e fim: o solo é assim” virou uma animação, que foi lançada na terça-feira, 4 de junho, na Escola Básica Judite Adelina Schurraus, em Santo Amaro da Imperatriz. A atividade faz parte das comemorações da Epagri referentes ao do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
A animação conta a história do pequeno indígena Ibiacy e seu amigo Tucan, um tatu-canastra muito sabido. Eles partem em uma aventura para conhecer os solos e biomas de algumas regiões da América Latina e Caribe. Foi a forma lúdica que profissionais da Epagri e da UFSC encontraram para apresentar para crianças de 6 a 11 anos alguns dos principais solos que caracterizam os biomas latino-americanos. A obra também serve de apoio pedagógico para escolas, técnicos e agentes comunitários, confira:
A realização da animação é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Epagri e a UFSC. Assim, alunos e professores do curso de graduação em animação deram vida e movimento às ilustrações de Sol Packer, originalmente publicadas no livro.
Lúdico e pedagógico
“Traduzir temas relevantes sobre biodiversidade e solos através de publicações lúdicas, com linguagem mais acessível e cativante para as crianças e adolescentes, é uma forma de apresentar temas complexos e estimular o olhar para o ambiente em que elas vivem e a consciência de conservação dos recursos naturais não renováveis dos quais toda a forma de vida depende”, relata Elisângela Benedet da Silva, pesquisadora da Epagri/Ciram e uma das autoras do livro. Ela acrescenta que o uso de ferramentas digitais, como a animação, ajudam a divulgar a ciência para públicos específicos, além de auxiliar professores e extensionistas sociais na sensibilização e na promoção de ações de conservação dos recursos naturais nas escolas.
O trabalho foi apresentado para cerca de 90 crianças das turmas do 5º e 6º anos que frequentam a escola nos períodos da manhã e da tarde. “A Animação foi muito bem recebida pelos alunos e professores, pois é uma maneira lúdica e diferente de apresentar o conteúdo programático da escola, principalmente falando sobre a Mata Atlântica, o bioma onde estamos inseridos”, pondera Liagreice Pereira de Medeiros Cardoso, extensionista social da Epagri em Santo Amaro da Imperatriz, que desenvolve um amplo trabalho de educação ambiental no município. Liagreice é também a narradora do vídeo.
Liagreice relata que a escola Judite Adelina é parceira da Epagri nas atividades relacionadas ao meio ambiente. Possui brechó solidário, coleta de tampinhas plásticas, lacres, pilhas, baterias, óleo de cozinha e conta com um container para a separação de recicláveis para posterior venda e arrecadação de fundos para a Associação de Pais e Professores. Além disso, uma horta escolar apoia as aulas de ciências e a alimentação dos estudantes.
Autores e colaboradores
Além de Elisângela, Liagreice é uma das autoras da publicação, juntamente com Argeu Vanz e Ivan Luiz Zilli Bacic, todos da Epagri. Arcangelo Loss, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, também é autor. A animação contou ainda com a colaboração de Flávio Andaló, professor do curso de animação da UFSC, Aline Cardozo Pereira e Paola Azevedo, servidoras do CCA, Estéfano Ruis e Giovana Nicóli, estagiários do curso de animação da UFSC.
O livro “Começo, meio e fim: o solo é assim” pode ser baixado gratuitamente no site da Epagri.