Inverno com chuva e temperatura próxima a média

Agosto, Setembro e Outubro de 2024

Início da primavera no Hemisfério Sul: dia 22 de setembro de 2024 às 09h44

Precipitação:

No trimestre a previsão é de chuva próxima a ligeiramente acima da média climatológica, em SC.  Nos meses de agosto e setembro a chuva deve ficar próxima ao esperado, com indicativo de aumento da chuva em outubro. Pela climatologia ocorre o aumento gradual da chuva no trimestre.

Destaque: chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo, ventania e períodos de estiagem. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (média histórica):

O inverno típico tem pouca chuva no mês de agosto, com mais dias consecutivos de sol. O risco de temporal com granizo e ventania ocorre associado à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) mais comuns a partir de setembro e outubro.

Em agosto a média de chuva varia de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral. Em setembro e outubro inicia a época de chuvas de primavera, com totais de precipitação mais elevados. Os totais de chuva em setembro variam de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões.

No trimestre os ciclones extratropicais atuam com frequência entre o litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura próxima à média climatológica, em SC. Nos próximos meses algumas massas de ar frio chegam ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, sobretudo no Planalto Sul. No entanto, neste fim de inverno e início da primaveranão tem indicativo de frio muito duradouro, as massas de ar frio seguem intercaladas com períodos mais aquecidos. Também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), caracterizando veranicos em agosto. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em junho e julho de 2024 a TSM permaneceu próxima à média climatológica em boa parte do Pacífico Equatorial (Figuras 1 e 2) devido à condição de Neutralidade. Na área de monitoramento do Niño 1+2, próximo à costa do Peru, e no Niño 3, observa-se anomalia negativa em torno de -0,5°C a -1,0°C.

Em agosto a previsão é de Neutralidade e com configuração do fenômeno La Niña com intensidade fraca entre o final do inverno e primavera. Ressalta-se que a maioria dos modelos climáticos indicam diminuição da probabilidade de formação, intensidade e duração do fenômeno. Acompanhe a atualização na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em maio de Junho de 2024. Fonte: IFSC.

Figura 2 – Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, 01 a 22 de julho de 2024. Fonte: IFSC.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima e Gilsânia Cruz (Meteorologistas).

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, ALERTABLU, UFRGS e CIGERD.