Entre 11 e 13/08/2024 as equipes da EE Videira e da Epagri-Ciram, coordenadas pelo Pesquisador Dr. André Souza (@andreluizks) e Pesquisadora Dra. Iria Araujo (@iria.araujo), estiveram trabalhando em conjunto para otimizar a tomada de decisão referente ao controle de geada através da aspersão no pomar experimental de pêssego.
O trabalho mostrou ótimos resultados, onde houve efetivo uso da aspersão para controle dos danos da geada nos pessegueiros e também sucesso na utilização da instrumentação meteorológica, que funcionou sem falhas durante todo o período de irrigação.
O monitoramento da temperatura mínima, em diferentes alturas do dossel do pessegueiro, mostrou resultados muito promissores, os quais são utilizados, em tempo real, para a tomada de decisão no manejo do pomar, assim como os dados dos modelos matemáticos de previsão de geadas.
A Epagri trabalha para aumentar a produtividade dos pomares, considerando também a qualidade de vida do fruticultor, através da facilidade de monitoramento à distância, no conforto da sua residência, com transmissão de dados via modem 3G e visualização dos valores da temperatura mínima, atualizadas a cada 5 minutos, no celular ou computador, via internet.
No Brasil a Epagri é pioneira com estudo e indicação de uso da tecnologia de controle de geadas por aspersão, com o início dos testes em Videira no CETREVI – Epagri de Videira desde 1983, em pomares de pêssego. A partir dos cursos realizados pela Epagri em Videira a tecnologia se difundiu e é usada em várias regiões do sul do Brasil. O objetivo do atual projeto é validar a tecnologia de monitoramento automático telemétrico dos dados de temperatura e outras variáveis como umidade relativa e molhamento foliar.
Contato:
Iria Sartor Araujo
E-mail: iriaaraujo@epagri.sc.gov.br