A chuva preta em SC

Depois de um longo período de tempo seco, finalmente a chuva chega em SC. Mas desta vez os moradores de algumas localidades viram uma água escura, a chamada chuva preta. O fenômeno é resultado da presença de fuligem na atmosfera, trazida pela fumaça que de modo persistente predominou no estado nos últimos dias.

A chuva preta foi registrada entre ontem e hoje (12 e 13/09) por diversos moradores no Sul do Brasil. Em Santa Catarina, a região oeste foi a mais atingida (ver fotos a seguir), onde a concentração de fumaça foi maior durante a semana, mas também houve registros na serra e leste do estado.

No ano de 2020 o estado catarinense também recebeu a fumaça pantaneira, especialmente em setembro, quando a chuva preta foi registrada nas regiões entre o Extremo Oeste e Meio-Oeste e Planalto Norte, conforme publicado na Revista Agropecuária Catarinense (https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1082).

A chuva em SC permanece neste final de semana e com predomínio de vento sul. Essa condição inibe o transporte da fumaça do norte para o Sul do Brasil e, consequentemente, a presença de fuligem na atmosfera. Ou seja, o fenômeno da chuva preta não deve mais ser observado nos próximos dias.

Acompanhe os registros de chuva no estado na rede da Epagri/Ciram (link   Agroconnect) e a previsão nos próximos dias, com a diminuição da temperatura em SC (link Previsão).

Foto 1 – Recipiente com chuva preta, coletada em Maravilha, no oeste de SC, na tarde do dia 12/09/2024. Foto: Diane Sbruzzi – Epagri.
Foto 2 – Recipiente com chuva preta, coletada em Caibi, no oeste de SC, na tarde do dia 12/09/2024. Foto: Otemar Gallon – Epagri.

Foto 3 – Recipiente com chuva preta, coletada em Itapiranga, no oeste de SC, em 12/09/2024. Foto: Marcelo, Epagri de Itapiranga.

Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas Epagri/Ciram