Previsão 5 dias

Atenção: condição de temporais em SC entre segunda e terça-feira (15 e 16/12), ver Aviso.

Segunda-feira (15/12):

Tempo: sol e muito calor em SC. A partir da tarde pancadas de chuva com risco de temporais, especialmente no oeste e sul do Estado. Chuva melhor distribuída e com maiores volumes no oeste. Não se descarta o risco de tempestade severa.

Temperatura: elevada, com ar abafado. Máximas próximas e acima de 30°C, chegando a 35°C no norte do Estado.

Vento: nordeste/noroeste, com variação para sudoeste no interior catarinense, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: formação de uma frente fria próxima do RS, com deslocamento para SC.

Terça-feira (16/12):

Tempo: madrugada e manhã com muitas nuvens, chuva mais isolada e de menor intensidade em grande parte de SC. Nas áreas de divisa com o Paraná, permanece a condição para temporais isolados até a tarde. No decorrer do dia, melhora do tempo com sol, especialmente no oeste.

Temperatura: elevada com máximas de 25 a 30°C na maioria das regiões, diminuindo o forte calor no decorrer da tarde e noite.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral (50 a 70km/h).

Sistema: frente fria próxima do litoral de SC, afastando-se com chegada de uma massa de ar mais seco.

Quarta a sexta-feira (17 a 19/12):

Tempo: firme com sol e poucas nuvens em SC devido a uma massa de ar seco.

Temperatura: amena ao amanhecer. Na quarta-feira, pequena chance de geada bem isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Na quinta e sexta-feira, temperatura mais elevada durante o dia.

Vento: sudoeste/sudeste, passando a nordeste a parir de quinta-feira, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.