Epagri finaliza pela primeira vez o mapeamento da cultura da banana através de imagens de satélites em SC

Com apoio da Fapesc, a Epagri/Ciram finalizou mais um mapeamento agrícola por meio de imagens de satélite, desta vez foi a cultura da banana, da qual o estado de Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional.

Conforme a figura, os resultados mostram que atualmente o estado cultiva 28.871 ha, concentrado principalmente no Litoral Norte Catarinense com destaque para os municípios de Corupá, Luiz Alves, São João do Itaperiú e Massaranduba, com 74% dos pomares, ou seja, 21.400 ha. A região do litoral sul é a segunda maior produtora da fruta, com 24% ou 6.878 ha, tendo como destaque o município de Jacinto Machado.

O Eng. Agrônomo e líder do projeto, Dr. Kleber Trabaquini, conduziu o projeto juntamente com o Geógrafo Ms. Valci Vieira do setor Ordenamento Agroambiental do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), onde trabalham especificamente com geoprocessamento e sensoriamento remoto.

O trabalho foi realizado através de imagens de alta resolução espacial do satélite CBERS-04A, o qual contém imagens do sensor WPM de 2m e largura da faixa imageada de 92 Km.

Em Santa Catarina, cerca de 4 mil famílias de agricultores têm a produção de banana como principal atividade econômica. A banana é a fruta de maior produção e área plantada no estado, concentrando-se principalmente em propriedades de pequeno e médio porte. Em 2018, a Banana da Região de Corupá que envolve os municípios de: Corupá, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Schroeder, recebeu o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI, da Indicação geográfica na modalidade de denominação de origem, sendo considerada a mais doce do Brasil.

A equipe já vem trabalhando com mapeamentos agrícolas há mais de uma década, contando com o apoio dos extensionistas da Epagri. Entre os mapeamentos já realizados, podemos destacar o arroz irrigado, cebola, maçã, soja, e vinhedos de altitude. Os mapeamentos de áreas agrícolas são importantes para o levantamento de área, planejamento e monitoramento da cultura, além disso, auxiliam na escolha de boas práticas agrícolas e na otimização dos recursos naturais entre outros.

Foto: Bruno Krauss Salvador

Contato:

Dr. Kleber Trabaquini

E-mail: klebertrabaquini@epagri.sc.gov.br