Em 2024, estamos completando 33 anos do início do primeiro Projeto Microbacias implantado em Santa Catarina. Depois se seguiram o Projeto Microbacias 2 e o SC Rural. Foram ações que contaram com equipes multidisciplinares e interinstitucionais que deram um novo rumo à agricultura catarinense. O presente vídeo mostra um pouco do que foi esta iniciativa, contando com depoimentos dos diversos atores que fizeram parte desta história de sucesso.
O Projeto Microbacias 1 foi executado em 534 microbacias, assistiu 106 mil famílias e foi responsável por considerável aumento da consciência ambiental no meio rural catarinense. Impactou no aumento da produtividade de alimentos entre 20% e 50% e promoveu a melhoria de 3.385 km de estradas rurais. Foram construídas cerca de 10 mil esterqueiras e 14 mil fontes de água foram protegidas
Ao final do Projeto Microbacias 2, 20% do público prioritário (renda até dois salários mínimos mensais por pessoa) passou para uma categorização superior, ou seja, passaram a ter uma renda mensal superior a dois salários mínimos mensais por pessoa ocupada na propriedade. Por meio do monitoramento de qualidade de água de consumo humano (fontes e poços) realizado em sete microbacias representativas das regiões trabalhadas, se constatou que em seis delas ocorreu uma significativa redução dos coliformes totais na água (redução de 51%), devido à realização das práticas ambientais difundidas.
No SC Rural foi realizada a capacitação de 1.806 jovens em 55 cursos de gestão, liderança e empreendedorismo e capacitação de 92.504 famílias em diversas áreas temáticas. Aumentou a autoestima dos agricultores familiares, a participação dos jovens na gestão das propriedades, o volume de vendas e da renda dos agricultores beneficiados. Foi identificado também investimento em melhoria e diversificação dos sistemas de produção, o que permite produzir mais, com melhor qualidade e de maneira humanizada.
Estamos agora na expectativa do início do SC Rural 2, em uma nova fase desta história de sucesso.
Contato:
Ivan Luiz Zilli Bacic
E-mail: bacic@epagri.sc.gov.br