Projeto Conforto Térmico Implanta Primeira Estação Via Internet na Rede Meteorológica da Epagri

O projeto Conforto Térmico para a Bovinocultura de Leite em SC, inova no sistema de comunicação de dados na rede meteorológica da Epagri, aplicando a tecnologia da internet pela primeira vez, na estação agrometeorológica de Globo Negro instalada no município de Itapiranga. O sistema de comunicação via internet, foi utilizado em substituição ao de transmissão via telefonia celular GPRS (General Packet Radio Service). Este sistema de transmissão via internet reduz significativamente, os custos financeiros de comunicação que se tem com a operadora de telefonia móvel, além de permitir o duplo sentido de comunicação do datalogger, ou seja, tanto a estação envia dados para uma base lógica receptora, quanto no sentido inverso (da receptora para o datalogger), permitindo interrogar a estação para possíveis alterações de programações do datalogger e troca de dados.


Esta é a terceira estação de monitoramento do Globo Negro em Santa Catarina. Foi instalada no município de Itapiranga na propriedade leiteira Hauser´s Hof, na linha Becker, e entrou em operação no dia 07 de setembro de 2024, utilizando a comunicação de dados via internet, com cabo RJ45, conectado direto o datalogger ao roteador de internet. O oeste catarinense responde por cerca de 75% da produção de leite de Santa Catarina e Itapiranga apresenta as maiores amplitudes térmicas no Estado.


A temperatura de globo negro é obtida pelo termômetro de globo negro, instrumento que consiste em uma esfera oca, pintada externamente com duas camadas de tinta preta fosca para maximizar a absorção de radiação solar; em seu interior é instalado um termopar ou termômetro, para a leitura da temperatura. O termômetro de globo negro indica, por meio do valor lido de temperatura, os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar, três importantes fatores que afetam o conforto térmico. Esta nova variável monitorada, inicialmente, será utilizada para avaliar a temperatura radiante direta com a finalidade de determinar o risco de Estresse Térmico na Bovinocultura Leiteira do Estado.

Contato:

Gerson Conceição
E-mail: gconceicao@epagri.sc.gov.br