Chuva na média e temperatura acima da média climatológica em SC

Início do verão no Hemisfério Sul: dia 21 de dezembro de 2024 às 06h21

Precipitação:

A previsão para o trimestre é de chuva próxima da média climatológica, em SC. A chuva deve ser irregular, associada à convecção ou aquecimento da tarde (característica de verão), e em algumas localidades os totais podem superar a média.

Destaque: no período devem ocorrer eventos de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (média histórica):

Em novembro a média mensal de chuva diminui em relação ao mês anterior, com valores de 130 a 180 mm. Em dezembro, as chuvas que se concentram especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão (convecção associada ao calor), os acumulados variam de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e do Extremo Oeste ao Litoral Norte, e nas demais regiões os volumes variam entre 130 a 150 mm. A média mensal em janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação ocorrem normalmente associados à passagem de frentes frias pelo litoral, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

Em novembro, dezembro e janeiro diminui a atuação dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer principalmente em novembro e dezembro.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC, sendo os dias mais quentes esperados para as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Ainda podem ocorrer episódios isolados de frio, com temperatura próxima e abaixo de 0°C e formação de geada, nas áreas altas do Planalto Sul. Em dezembro e janeiro serão mais frequentes períodos quentes, com dias consecutivos de temperatura máxima acima de 30ºC.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em setembro de 2024 a TSM ficou abaixo da média climatológica na área de monitoramento do Pacífico Equatorial, com anomalia negativa em torno de -0,3°C a -0,4°C no Niño 3.4, Niño 3 e chegando a -0,1°C no Niño 1+2 (Figuras 1), e mesmo apresentado pequeno aquecimento no Niño 3 em outubro (Figura 2), a condição ainda é de Neutralidade.

No trimestre novembro-dezembro-janeiro persiste a Neutralidade, com resfriamento que não será suficiente para a configuração do fenômeno La Niña

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em setembro de 2024. Fonte: IFSC.

Figura 2 – Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, 01 a 18 de outubro de 2024. Fonte: IFSC.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas).

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFRGS, CIGERD, AGF e ALERTABLU.