Chuva persistente entre Joinville e Itapoá

A semana vem sendo de pouca chuva em grande parte de SC. Enquanto no oeste já começa a fazer falta, na região entre Joinville e Itapoá, ao contrário, a chuva está sendo frequente entre os dias 07 e 08/01 (quarta e quinta-feira), o que resultou em elevados volumes. Nestes dois dias, entre 0h do dia 07 e 13h do dia 08/01, o maior registro ocorreu em Itapoá, de 80 mm, apesar dos baixos totais horários, que não passaram de 10 mm/h (Figura 1).

Nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte catarinense, o efeito da circulação marítima (ventos que transportam umidade do mar para o leste catarinense) favorece o predomínio de nuvens e as chuvas, que ocorrem com maior intensidade nas regiões próximas ao Paraná. Na imagem de satélite da Figura 2 observa-se um aglomerado de nuvens no mar próximo ao litoral norte de SC e do Paraná, em associação a uma baixa pressão no litoral Sudeste do Brasil. Na mesma imagem pode ser verificada a ausência de nuvens no oeste de SC e do RS e áreas vizinhas.

Confira os dados de chuva e temperatura registados na rede da Epagri/Ciram em:

https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect

Laura Rodrigues  – Meteorologista Epagri/Ciram

Figura 1 – Totais horários de precipitação entre 0h do dia 02 e 13h do dia 08/01/2025. (Fonte: estação Epagri.) (ATENÇÃO: dados sujeitos à correção posterior.)

Figura 2 – Imagem de satélite NOAA/GOES-16, das13h30 do dia 08/01/2025.