Entre os dias 20 e 22 de maio, técnicos da Epagri, Dr. Kleber Trabaquini (Epagri/Ciram) e Dr. Cassiano Eduardo Pinto (Epagri/EEL) estiveram no Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, para o início de uma cooperação estratégica voltada ao mapeamento das pastagens cultivadas e, sobretudo, dos campos nativos catarinenses. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do programa SC Rural II (Banco Mundial) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

O projeto, liderado pelo pesquisador Dr. Kleber Trabaquini busca aplicar metodologias avançadas de sensoriamento remoto, utilizando imagens orbitais de alta resolução (CBERS-04A), drones e algoritmos de aprendizado de máquina (Random Forest) para refinar a detecção dos campos nativos — formações campestres naturais que predominam nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Durante a missão técnica, foram discutidos protocolos metodológicos, agendadas atividades de campo conjuntas e estabelecidas estratégias para integrar ciência de dados, observação in loco e inteligência territorial. Além disso, o objetivo é refinar os mapeamentos nacionais, como no Atlas das Pastagens e MapBiomas.

“Esses campos são ecossistemas altamente biodiversos e adaptados, com funções fundamentais para a regulação climática, o armazenamento de carbono, o turismo rural e a multifuncionalidade da pequena propriedade”, destaca a geógrafa Dra.Regina Gouvea, integrante da equipe técnica da Epagri/Ciram e bolsista da FAPESC.
De acordo com estudos recentes, a pesquisadora da Epagri/Ciram e integrante do projeto, Dra. Juliana Mio, aponta que os campos nativos de Santa Catarina podem perder até 87% de sua área atual até 2036, caso nenhuma ação de conservação e uso sustentável seja implementada.

Com essa iniciativa, a Epagri reafirma seu papel como protagonista nacional na produção de dados geoespaciais aplicados à conservação, à agricultura de baixo carbono e ao ordenamento do território rural catarinense.
Contato:
Dr. Kleber Trabaquini
E-mail: klebertrabaquini@epagri.sc.gov.br