Melhora do tempo no decorrer da sexta-feira
* Dia 20/06, 23h42min: início do inverno no Hemisfério Sul.
Sexta-feira (20/06):
Tempo: chuva em SC, melhorando à noite em todo o estado. À tarde, podem ocorrer pontuais bem localizados de chuva mais intensa, nas áreas do centro ao sul do estado.
Temperatura: em declínio no decorrer do dia do Oeste ao Planalto Sul.
Vento: nordeste/noroeste passando a sudoeste, fraco a moderado com fortes rajadas no sul de SC.
Sistema: frente fria no Sul do Brasil com ciclone extratropical intensificando-se na costa.
Sábado (21/06):
Tempo: sol em SC. Nas regiões que fazem divisa com o RS, pode ocorrer chuva fraca e isolada na madrugada.
Temperatura: baixa na madrugada. Condição de geada isolada nas áreas do Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral na madrugada e manhã.
Sistema: massa de ar mais frio no Sul do Brasil.
Domingo (22/06):
Tempo: aumento de nuvens com chuva, a partir da manhã nas áreas de divisa como o PR, estendendo-se para todo o estado a partir da tarde, por aproximação de uma nova frente fria. Chuva bem distribuída e com maiores volumes do oeste ao sul do estado.
Temperatura: baixa na madrugada. Condição de geada isolada nas áreas do Planalto Sul. Máximas entre 20 e 24°C.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas.
Segunda-feira (23/06):
Tempo: chuva em SC, na madrugada e manhã, bem distribuída e com maiores volumes do oeste ao sul. O tempo melhora a partir da tarde, com o afastamento da frente fria do estado. Pequena chance de neve à noite, em pontos bem localizados, nas áreas mais altas do Planalto Sul.
Temperatura: em declínio acentuado, com o avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar. Mínima ocorrendo à noite.
Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com fortes rajadas.
Terça-feira (24/06):
Tempo: sol em SC, com o predomínio da massa de ar frio e seco de origem polar. Pequena chance de neve na madrugada, em pontos bem localizados, nas áreas mais altas do Planalto Sul.
Temperatura: muito baixa em todo o estado, com mínimas próximas e abaixo de 0°C e geada ampla no estado.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

O mapa apresentado neste site não segue as divisões político-administrativas do IBGE. Ele foi elaborado com base em critérios climatológicos, agrupando as regiões de Santa Catarina conforme semelhanças no regime de chuva e temperatura, o que permite uma abordagem mais precisa para fins de previsão do tempo e monitoramento climático.