Junho chuvoso, com totais acima de 400 mm

O mês de junho foi marcado por chuva frequente e com totais elevados em SC, acima de 400 mm em alguns municípios do Extremo Oeste e Meio-Oeste (Figura 1), ou seja, o triplo do esperado para o mês. A chuva ficou acima da média climatológica em todo o estado e as maiores anomalias foram registradas nas áreas mais próximas ao RS (Figura 2).

A chuva de junho em SC esteve associada à passagem de frentes frias, atuação de áreas de baixa pressão, do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e do Jato de Baixos Níveis, que traz umidade da região Amazônica e intensifica a instabilidade, condições que contribuíram para a ocorrência de temporais frequentes e tempestade severa no decorrer do mês. Entre os eventos que causaram maior destruição estão os fortes temporais com granizo do tipo severo, de tamanho pouco comum, nos dias 04 e 05, do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, uma microexplosão em Descanso no dia 22 e tornados nos últimos dias de junho.

Em julho, o padrão atmosférico mudou e um bloqueio atmosférico vai manter o tempo estável e seco em SC, pelo menos até o dia 20/07 (link para 15 dias).

Contato:

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues– Meteorologistas

Epagri/Ciram/Florianópolis

Figura 1 – Precipitação total de junho de 2025 em Santa Catarina. Fonte: Epagri/Ciram. Elaboração: Maikon Alves.

Figura 2 – Anomalia de precipitação total de junto de 2025. Fonte: Epagri/Ciram. Elaboração: Maikon Alves.